download (16).png

Prestamos todas as orientações aos nossos membros e alunos para o registro no Código Brasileiro de Ocupação CBO, para o registro do profissional para o exercício da profissão e regulamentação junto aos Orgãos competentes.

 

Sinônimos do CBO

  • 2041-05 - Perito criminal federal

  • 2041-05 - Perito criminalístico

  • 2041-05 - Perito criminalístico engenheiro

  • 2041-05 - Perito criminalístico químico

  • 2041-05 - Perito oficial

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Elaboram laudo pericial criminal, organizando provas e determinando as causas dos fa tos. examinam locais de crime, buscando evidências, selecionando e coletando indíciosmateriais e encaminhando peças para exames com ou sem quesitos. reconstituem fatos,analisam peças, materiais, documentos e outros vestígios relacionados a crimes, fotogra fando e identificando as peças e materiais e definindo tipo de exame. efetuam mediçõese ensaios laboratoriais, utilizando e desenvolvendo técnicas e métodos científicos.

Formação e Experiência

O acesso à ocupação é feito por concurso público, que requer curso superior completo.em seguida, devem cursar e ser aprovados no curso de formação de peritos criminais.

Condições Gerais de Exercício

Esses profissionais atuam nas áreas ligadas à administração pública, defesa e segu ridade social. são assalariados e se organizam em equipe. trabalham com supervisãoocasional, em ambiente fechado, a céu aberto e em veículos. seus horários de trabalhosão variados. podem ficar longos períodos em posições desconfortáveis, trabalhar sobpressão, (levando-os à situação de estresse constante) e expostos a materiais tóxicos,radiação e ruído intenso.
 

 www.mtecbo.gov.br